quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Habibi, de Craig Thompson, e a descoberta das coisas que ainda não vi




Craig Thompson está vivendo o que provavelmente é seu auge criativo. Depois de conquistar a cena dos quadrinhos mundiais (e os prêmios!!!) com Retalhos, em 2003, o autor volta com o aguardadíssimo novo álbum Habibi, e não decepciona. A trama do novo trabalho apresenta Dodola, menina vendida pelo seu pai para se casar com um escriba. Quando seu marido é morto, a personagem começa a se prostituir para sobreviver. Durante sua trajetória, salva o menino negro Zam de ser escravo e passa a cuidar dele, assumindo o papel de mãe e irmã mais velha. A trama segue a vida de ambos, após se separarem e vivenciarem duas surpreendentes histórias que seguem paralelas até o reencontro ao fim.
Também em paralelo, é construído um repertório de histórias míticas, extraídas do Corão, e que estabelecem dois estratos narrativos, um vivido pelos heróis, e outro povoado pelos mitos e lendas que dão sentido à sua existência. Os dois personagens vão reinscrever o espaço mítico no seu percurso, reatualizando em vários momentos as histórias ancestrais presentes nas escrituras sagradas. Isso empresta um caráter transcendental à narrativa, em que nada tem apenas um sentido, mas possui várias camadas de interpretação e produz inúmeros universos semânticos.
Assim, a narrativa associa a história de Dodola à de Buraq - criatura que, de acordo com o islamismo, transportou Muhammad – Maomé – de Meca para Jerusalém (p. 233 e p. 245), para ficar em um exemplo mais relevante. Em outras oportunidades, ainda mais interessantes, o autor explora uma série de efeitos gráficos relacionados à transcendência do mundo material, a exemplo da maleabilidade dos quadros que acompanham os movimentos dos heróis e parecem se amoldar à sua vontade em certas passagens (p. 214-215 e p. 314). Em determinado momento, romper as águas para nadar é também mover os contornos do quadro (p. 445). Os trechos citados lidam com uma ética assumida pelas escolhas discursivas que se comovem com as dificuldades vividas pelos heróis, o que ajuda no nosso próprio envolvimento.
Certos quadros exploram com mais perseverança os elementos transcendentais que compõe a obra, o que fica visível na formatação de alguns recursos. Característico disso são os balões feitos da fumaça do narguilé (196, 203, 239), uso emblemático, já que, como  disse Eisner certa vez, o balão é um recurso extremo que nasce do esforço de reter algo etéreo, o som, e, por isso, já é naturalmente uma tentativa do material sígnico em transcender os próprios limites. Aqui, o recurso ganha mais força ao notarmos que até mesmo a maneira como as letras são escritas interferem no sentido, ao possibilitar diversas entonações aos atos de fala diegéticos. Em Habibi, esta é uma dimensão essencial da interpretação. As letras revelam muito  por intermédio de sua dimensão imagética que capta camadas tênues de sentido, a partir da espessura, ondulação, posição na página, etc.
A diagramação do livro é cheia de preciosismos que dispersam nossa atenção. Procedimento que atesta o caráter efêmero da condição dos personagens já que na borda dos acontecimentos, isto é, nos detalhes, sabe-se que há tanta carga valorativa quanto no centro icônico dos episódios. Nesse sentido, alternar muitos planos em uma mesma cena também combina com a ênfase nos estratos mais obscuros da existência, como o religioso e espiritual. Sendo assim, é nas coisas que ainda não vimos (nós e os personagens) que pode estar o valor mais essencial do mundo.
Ao fim da narrativa, duas frases ditas pelos personagens podem ajudar na difícil tarefa de sintetizar seu efeito maior no leitor:

“Minha oração, como toda oração, é um desejo de deixar este mundo.” (p.598)

“Como terei acesso a seu ponto de vista, Alá? Você é UNO. Eu estou partido em pedaços.” (p.602)

Craig Thompson, a partir dos recursos gráficos que o notabilizaram, tenta a épica tarefa de achar unidade estética em um mundo estratificado. Como resultado disso, Habibi é um espaço narrativo em que o desejo de superar/deixar este mundo é também a necessidade de reverenciar sua solene complexidade.

THOMPSON, Craig. Habibi. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Autor: Daniel Baz





Nenhum comentário:

Postar um comentário